SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25«Will I see Lisbon?». Frenchs’ Peregrination on the Revolutionary Process in CourseA sustainable energy autonomy to Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

BARROSO, Luís. O apoio de Salazar a Ian Smith. Uma análise poli-heurística. Relações Internacionais [online]. 2010, n.25, pp.107-118. ISSN 1645-9199.

O empenho em política externa parece ser essencialmente o resultado de um processo de política interna e, por esta razão, a tomada de decisão do líder político tem como ponto de referência a sua manutenção no poder. É esta a tese principal da teoria poli-heurística de tomada de decisão, e o caso que se apresenta tem por objectivo a aplicação dessa teoria. A decisão de Oliveira Salazar em apoiar Ian Smith, primeiro-ministro da Rodésia do Sul, evidencia que o estudo da política interna, nomeadamente a liderança política, sistema político e tomada de decisão, devem assumir a mesma relevância que a análise do sistema internacional quando se estuda o empenho dos estados nas relações internacionais.

Keywords : Ian Smith; Oliveira Salazar; tomada de decisão; teoria poli-heurística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )