SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A internacionalização da questão de Timor-LesteO apoio de Salazar a Ian Smith. Uma análise poli-heurística índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

PEREIRA, Vítor. «Será que verei Lisboa?» Peregrinações de franceses no Processo Revolucionário em Curso. Relações Internacionais [online]. 2010, n.25, pp.91-105. ISSN 1645-9199.

Entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, o processo revolucionário que ocorre em Portugal suscita um interesse invulgar em França. Centenas de franceses afluem a Portugal, sobretudo a Lisboa, para conhecer a Revolução, vivê-la e participar nela. Que fenómenos explicam este entusiasmo e esta peregrinação? Que procuram estes peregrinos em Portugal? Estes turistas singulares têm influência sobre o PREC? Este artigo descreve como esta peregrinação se inscreve no campo cultural francês do período final dos «anos 68», se articula com debates internos ao campo político francês e resulta da promoção de um novo turismo pelo esquerdismo cultural.

Palavras-chave : PREC; relações França-Portugal; Maio de 68; intelectuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )