SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Medo e expectativas: Portugal e a Guerra Hispano-Americana de 1898Fragmentação e divergência na América Latina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

CARVALHO, Thiago. A dimensão multilateral das relações luso-brasileiras (1974 - 1976). Relações Internacionais [online]. 2009, n.24, pp.47-59. ISSN 1645-9199.

Entre Abril de 1974 e Dezembro de 1976, as relações luso-brasileiras passaram por uma revisão profunda que lhes atribuiu um novo significado. Este processo foi o culminar da diferenciação de objectivos e de percepções entre Lisboa e Brasília, que se acentuou à medida que a questão colonial se encaminhava para o seu termo, e que conduziu ao questionamento do padrão de relacionamento bilateral. A emergência de novos actores africanos após a descolonização alterou o âmbito da comunidade lusófona e conferiu às relações luso-brasileiras uma importância acrescida. Doravante, assumem uma dimensão multilateral que incorpora o espaço da lusofonia aos interesses bilaterais.

Palavras-chave : Relações luso-brasileiras; descolonização; transição para a democracia; multilateralismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )