SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23A Rússia, a Europa e o legado de 1989: conflitos de interpretaçãoA Grande Muralha e o legado de Tiananmen índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FREIRE, Maria Raquel. A política externa em transição: o caso da Federação Russa. Relações Internacionais [online]. 2009, n.23, pp.75-89. ISSN 1645-9199.

Este artigo analisa a política externa em transição de um regime comunista para o que vieram a ser tentativas falhadas de democratização no caso da Federação Russa. O processo sinuoso de transição iniciado há vinte anos, os desafios implicados e as oportunidades perdidas, são foco de análise, sublinhando também os elementos de continuidade que persistem num contexto mudado. Uma análise centrada essencialmente na formulação e implementação da política externa, no quadro soviético e pós-soviético, e no modo como esta diferenciação revela as dinâmicas subjacentes às políticas de acção e reacção em matéria de política externa na Rússia. Deste modo, pretende-se compreender as linhas de política externa subjacentes à afirmação da Rússia enquanto actor de relevo no sistema internacional.

Palavras-chave : política externa; democratização; URSS; Rússia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )