SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22O islamismo nas sociedades europeias: Os mitos da «comunidade muçulmana», do «diálogo de civilizações» e do «islão moderado»O fenómeno da guerra no nosso século índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SANTOS, Ana Maria Morgado  e  CAETANO, José Manuel. Os acordos de cooperação económica entre a União Europeia e os países ACPEconomic and Cooperation Agreements between European Union and ACP countries. Relações Internacionais [online]. 2009, n.22, pp.83-101. ISSN 1645-9199.

Desde a promulgação do Acordo de Cotonou celebrado entre a União Europeia e o grupo de países África, Caraíbas e Pacífico (ACP) que a aplicação dos designados Acordos de Parceria Económica (APE) tem gerado profunda controvérsia. Muitos autores e organizações contestaram o espírito e o teor dos acordos, tendo­os considerado susceptíveis de afectar negativamente a sustentabilidade do processo de desenvolvimento dos ACP. O presente artigo procura identificar e analisar as dificuldades das negociações destes acordos, tendo como referência a racionalidade dos argumentos referidos pelos diferentes agentes envolvidos.

Palavras-chave : União Europeia; Países de África; Caraíbas e Pacífico; Acordo de Cotonou; Acordos de Parceria Económica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )