SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Ligando os extremos no Médio Oriente: um potencial papel transatlântico para a ÍndiaOs acordos de cooperação económica entre a União Europeia e os países ACP índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

RAPOSO, Henrique. O islamismo nas sociedades europeias: Os mitos da «comunidade muçulmana», do «diálogo de civilizações» e do «islão moderado». Relações Internacionais [online]. 2009, n.22, pp.63-82. ISSN 1645-9199.

Neste ensaio, o islamismo interessa-nos enquanto fenómeno que afecta a comunidade epistémica europeia que lida com questões de segurança. Como salientava Raymond Aron, a tarefa do cientista político é destruir os mitos que circulam entre políticos e intelectuais. Neste sentido, procuramos aqui clarificar o vocabulário e as narrativas utilizadas no debate político sobre o islamismo europeu. Na prossecução desse objectivo, dividimos o ensaio em três partes: codificação das características gerais do islamismo como ideologia; descrição da acção do islamismo europeu que actua no interior das sociedades europeias; dentro das considerações finais, desenvolvemos uma perspectiva analítica sobre esta questão, recusando o paradigma dominante marcado pelo excesso de identidade comunitária e religiosa.

Palavras-chave : islão; Europa; comunidades muçulmanas; identidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )