SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22A crise e as instituiçõesNovos desafios à governação democrática: o impacto da crise global e as vantagens da democracia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SOARES, António Goucha. As instituições internacionais e o crash de 2008. Relações Internacionais [online]. 2009, n.22, pp.15-26. ISSN 1645-9199.

Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre a adequação do sistema de organizações económicas internacionais aos novos equilíbrios de poder resultantes do processo de globalização. Começamos por fornecer uma breve panorâmica das instituições financeiras internacionais estabelecidas na sequência da conferência de Bretton Woods, abordando em seguida o sistema comercial multilateral instituído pelo gatt, de onde resultou mais tarde a Organização Mundial do Comércio. Depois, abordamos o aparecimento da instância que melhor parece traduzir os equilíbrios existentes na era actual, o chamado Grupo dos Vinte (G-20), para nos debruçarmos na problemática da reforma das organizações internacionais.

Palavras-chave : crise económica e financeira; Banco Mundial; omc; G-20.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )