SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21As relações entre a NATO e a União Europeia pós-11 de SetembroUm novo modelo energético?: «Yes we can» índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ANDRE, José Gomes. A vitória de Obama: significado, causas e consequências. Relações Internacionais [online]. 2009, n.21, pp.103-116. ISSN 1645-9199.

Este estudo, dividido em quatro partes, detém-se inicialmente no simbolismo inerente à eleição do primeiro Presidente afro-americano, um sinal da vitalidade democrática dos Estados Unidos e da notável capacidade do seu sistema político e constitucional para acolher transformações sociais, filosóficas e ideológicas. Segue-se uma apreciação da candidatura de Obama, que conseguiu conjugar estratégias modernas e uma mensagem enraizada na tradição política americana clássica. Num terceiro momento, analisaremos as eventuais implicações do triunfo de Obama na dinâmica eleitoral norte-americana, concluindo este artigo com um breve levantamento dos principais desafios que a sua Administração enfrenta, em particular na política interna.

Palavras-chave : Barack Obama; eleição presidencial americana; Estados Unidos; agenda política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )