SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Debate: uma nova Guerra Fria? Comentário porA transição democrática no Kosovo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

GOMES, Teresa Cierco. A democratização dos Balcãs o caso da Macedónia. Relações Internacionais [online]. 2008, n.20, pp.69-83. ISSN 1645-9199.

A região dos Balcãs Ocidentais constitui uma parte inseparável da formação do «novo» espaço europeu, caracterizada ainda por alguma instabilidade. A perspectiva de adesão à ue apresenta-se como um factor de motivação e de orientação para a transformação sistémica e estrutural que os estados daquela região estão a empreender. Entendendo a europeização como o quadro conceptual que interliga os processos de transição e de integração, é possível analisar até que ponto os esforços e iniciativas da UE têm contribuído para promover a pacificação, a estabilidade e a democratização da região. Desta forma, pode contribuir-se para uma melhor compreensão do processo de europeização na Macedónia, analisando as suas implicações na actual situação do país no que respeita ao processo de democratização, relacionamento interétnico e futura integração na UE.

Palavras-chave : democratização; europeização; Macedónia; União Europeia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )