SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Rescaldo da era Bush: a reconstrução da ordem constitucional, a manutenção da unipolaridade e o fim da orientação «eurocêntrica»Os Estados Unidos e a transformação da Ásia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

PEREIRA, Bernardo Futscher. George W. Bush e o Islão. Relações Internacionais [online]. 2008, n.19, pp.105-117. ISSN 1645-9199.

Quando George W. Bush chegou ao poder no início de 2000, a sua intenção declarada era de conduzir os EUA a uma posição mais recuada no Médio Oriente. O 11 de Setembro alterou todos estes cálculos. A «guerra contra o terror», passou a ser a orientação central da política externa americana. A coberto deste slogan, de tom panfletário, a Administração, ao longo dos seus dois mandatos, desenvolveu uma política agressiva e determinada no Médio Oriente, cujos resultados foram, no mínimo, controversos. O presente artigo realiza um balanço dessa política, examinando um por um os diversos capítulos em que ela se pode dividir, e enuncia os principais assuntos que figurarão na agenda do seu sucessor.

Palavras-chave : George Bush; Guerra ao Terror; Médio Oriente; Islão Político.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )