SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19A Administração Bush e o futuro da política estratégica dos EUA: Da GWOT à «Longa Guerra»Rescaldo da era Bush: a reconstrução da ordem constitucional, a manutenção da unipolaridade e o fim da orientação «eurocêntrica» índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MONTEIRO, Nuno Peres. A unipolaridade americana. Relações Internacionais [online]. 2008, n.19, pp.73-88. ISSN 1645-9199.

Este artigo aborda três questões inter-relacionadas. São os EUA uma potência unipolar? A resposta é um sim sem reservas; os EUA são a única grande potência da actualidade. Será a unipolaridade americana duradoura? Novamente a resposta é sim, pelo menos durante mais algumas décadas. É a unipolaridade (americana) pacífica? Ao contrário da sabedoria convencional, não há qualquer razão para esperar que o actual sistema unipolar seja pacífico. Qualquer das opções estratégicas à disposição dos EUA - domínio global, defesa do status quo ou desengajamento - resultará em conflitos frequentes, possibilitados pela ausência de um equilíbrio de poder no sistema internacional.

Palavras-chave : George Bush; Política Externa Americana; Unipolaridade; Multipolaridade; Hegemonia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )