SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: entre o centro e a periferia mundialO papel da Educação em Português na promoção e difusão da língua: um estudo com um grupo de estagiárias índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

OLIVEIRA, Marilda Oliveira. Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.111-126. ISSN 1645-7250.

Este texto apresenta uma reflexão sobre a produção do diário de aula (Zabalza, 2004) como instrumento metodológico da prática educativa no estágio curricular supervisionado em artes visuais. A partir da problemática de pesquisa - qual a importância e o lugar do diário de aula para os estagiários?, intenciona-se explicar em que consiste este instrumento (visual e textual) e a forma como foi utilizado no curso de licenciatura em artes visuais. A metodologia de cunho qualitativo amparou-se na abordagem de pesquisa narrativo-biográfica. A partir da delimitação terminológica de Pujadas (1992), os diários de aula como material de pesquisa são qualquer tipo de registro elaborado pelo professor durante o desenvolvimento do seu trabalho (cartas, caderno de notas, diários, fotografias, vídeos, filmes, entre outros). Acompanhamos os diários da prática pedagógica de seis professores em formação inicial durante o primeiro e o segundo semestres de 2011, referentes ao estágio três e quatro do curso de licenciatura. A partir do material analisado foi possível perceber os modos de ver do professor em formação, o percurso da docência e a forma que este profissional escolhe para dar conta do seu processo formativo. A produção do diário da prática pedagógica foi considerada de grande relevância para o processo formativo docente, sendo que o lugar ocupado pelo mesmo ultrapassou o espaço acadêmico em inúmeras ocasiões.

Palavras-chave : diário de aula; prática educativa; artes visuais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )