SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadoresDiário de aula como instrumento metodológico da prática educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

SULZ, Ana Rita  e  TEODORO, António. Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: entre o centro e a periferia mundial. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.93-109. ISSN 1645-7250.

No desenvolvimento da sociedade capitalista, nomeadamente durante a Primeira Revolução Industrial, a sistematização do Desenho auxiliou o aperfeiçoamento da representação gráfica de forma que o desenho de um projeto pudesse ser construído, produzido e/ou fabricado. O aprimoramento das técnicas industriais apoiadas em igual aperfeiçoamento do Desenho possibilitou a expansão da sociedade capitalista, esta caracterizada pela hegemonia dos países centrais na definição e disseminação da sua cultura material. No estágio atual de desenvolvimento, a sofisticação da produção demarca o cenário global e o Desenho tem na computação gráfica a tradução da sua evolução, quando as distâncias entre as sociedades de espaços geográficos diferenciados são evidenciadas e identificadas especialmente pelo acesso aos bens de consumo. Neste artigo, examinamos o desenvolvimento do capitalismo à luz da reflexão de Immanuel Wallerstein (1990, 2001, 2004), ao relacionarmos a evolução do Desenho Técnico e a organização da divisão do trabalho industrial a partir da organização proposta por Márcio Pochmann (2001), com o objetivo de conhecer os fatores que condicionam o diferente lugar do Desenho Técnico na Educação de países como Portugal e Brasil, que ocupam a semiperiferia do Modern World-System. Como estratégia metodológica, adotamos o método histórico e técnicas de pesquisa documental. Os resultados confirmam o Desenho enquanto conhecimento relevante no desenvolvimento da produção capitalista.

Palavras-chave : Desenho Técnico; divisão do trabalho; sistema-mundo; semiperiferia.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )