SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional em contexto de ensino superior politécnicoEvolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: entre o centro e a periferia mundial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

MARTA, Margarida; LOPES, Amélia; PEREIRA, Fátima  e  LEITE, Madalena. A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadores. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.75-91. ISSN 1645-7250.

A relação estabelecida entre os lugares da formação e os lugares da ação profissional é um dos analisadores centrais da formação de profissionais no ensino superior. Com base numa conceção da identidade e da sua construção como constructo ecológico, este artigo focaliza essa relação com o objetivo de identificar o que une e o que distingue os formadores do campo da formação e do campo da ação profissional, e como cada campo profissional influi nessas relações.O estudo foi realizado com formadores de um curso de enfermagem e de um curso de formação de professores e os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial e posterior entrevista. Os resultados indicam que todos os formadores se assemelham quanto à importância dada ao perfil do profissional para se pensarem como formadores e a características pessoais e profissionais que valorizam nos formadores. Os formadores do campo da formação e do campo da prática diferenciam-se em aspetos relacionados com o espaço da ocupação principal. Os formadores de cada um dos campos profissionais estudados divergem em aspetos associados à área de saber a que se reportam.

Palavras-chave : formadores de professores; formadores de enfermeiros; identidades profissionais; contextos de trabalho; formação profissional no ensino superior.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )