SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27From quality management competencies to organizational learning in the context of higher educationThe evolution of the Technical Drawing and the division of the industrial labor, in the global core and periphery: entre le centre et la périphérie dans le monde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

MARTA, Margarida; LOPES, Amélia; PEREIRA, Fátima  and  LEITE, Madalena. A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadores. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.75-91. ISSN 1645-7250.

A relação estabelecida entre os lugares da formação e os lugares da ação profissional é um dos analisadores centrais da formação de profissionais no ensino superior. Com base numa conceção da identidade e da sua construção como constructo ecológico, este artigo focaliza essa relação com o objetivo de identificar o que une e o que distingue os formadores do campo da formação e do campo da ação profissional, e como cada campo profissional influi nessas relações.O estudo foi realizado com formadores de um curso de enfermagem e de um curso de formação de professores e os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial e posterior entrevista. Os resultados indicam que todos os formadores se assemelham quanto à importância dada ao perfil do profissional para se pensarem como formadores e a características pessoais e profissionais que valorizam nos formadores. Os formadores do campo da formação e do campo da prática diferenciam-se em aspetos relacionados com o espaço da ocupação principal. Os formadores de cada um dos campos profissionais estudados divergem em aspetos associados à área de saber a que se reportam.

Keywords : formadores de professores; formadores de enfermeiros; identidades profissionais; contextos de trabalho; formação profissional no ensino superior.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )