SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26O papel do professor em Formação Cívica no ensino básico na China e em França: Uma abordagem compreensiva em educação comparadaFocus group: Considerações teóricas e metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

TELLO, César  e  ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas educativas e profissionalização docente na América Latina. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.161-174. ISSN 1645-7250.

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que analisa os significados discursivos sobre a profissionalização docente na América Latina. Debate-se sobre as continuidade s e rupturas da política de educação no período de 1990-2012 na América Latina em relação à questão docente. Metodologicamente, utilizou-se a análise textual segundo Rolland Paulston, com base em catorze documentos do Banco Mundial (BM), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe (PREAL) de modo longitudinal desde 1990 até 2012. Estudaram-se os programas que atualmente se desenvolvem em seis países selecionados para este estudo: Peru, Chile, México, Brasil, Colômbia e Equador. Esta seleção resulta dos dispositivos governamentais destes países integrados nesta pesquisa sob o binómio neoliberalismo-pós-neoliberalismo. Para estudar os programas foram tidos como referência os documentos e leis promulgados por estes países, bem como as informações disponibilizadas nos respectivos sites. Pelos resultados, constatou-se que, apesar das mudanças de leis educativas, os mandatos do neoliberalismo continuam presentes nos projetos de políticas educativas no concernente à profissionalização docente.

Palavras-chave : políticas docentes; profissionalização docente; neoliberalismo; pós-neoliberalismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )