SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade: uma prática pedagógica continuadaO papel do professor em Formação Cívica no ensino básico na China e em França: Uma abordagem compreensiva em educação comparada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

TEODORO, António. Crítica e utopia, ou uma pedagogia da possibilidade na construção de políticas de educação democráticas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.125-139. ISSN 1645-7250.

Nas últimas duas décadas do século XX, assistiu-se à afirmação de um novo senso comum nos discursos e nas políticas públicas de educação, baseado numa redução dos conceitos de democracia às práticas de consumo, de cidadania a um individualismo possessivo e de igualdade ao ressentimento e medo do outro. O centro da construção desse discurso encontra-se na transferência para o mercado - e não, como antes, nas políticas democráticas - da verdadeira esfera da liberdade. Neste texto, ensaiamos responder à questão central que se põe nos nossos dias quando se procura uma alternativa teórica e prática à globalização neoliberal : É possível, atualmente, edificar as bases de um novo senso comum capaz de ajudar a formular um programa educativo de um novo bloco social interessado em promover (e em realizar) políticas progressistas de paz, justiça social, felicidade e liberdade ? Na resposta, fazemos apelo a conceitos de Jurgen Habermas, Ulrich Beck e Boaventura de Sousa Santos para analisar um outro programa político e a sua base de apoio, capaz de dar esperança e capacidade de edificação de um outro mundo possível.

Palavras-chave : políticas de educação; globalização cosmopolita; utopística; cosmopolitismo metodológico; Estado cosmopolita; Europa.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )