SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Pequenas narrativas de educação artística: O uso da ilustração e de “brinquedos de autor” na comunicação de conhecimentos e afectos entre crianças e idosos numa pequena comunidade ruralArtes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade: uma prática pedagógica continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

REIS, Ricardo. Um olhar sobre o papel das tecnologias da visão na construção de noções e práticas de literacia visual entre os jovens. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.83-102. ISSN 1645-7250.

Este texto resulta de uma investigação em curso sobre “o papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual” e centra-se nos procedimentos de investigação com jovens já realizados e numa primeira interpretação das evidências recolhidas. Neste projeto de investigação foi pedida a participação de jovens e professores no sentido de visibilizar os discursos e práticas relacionados com a literacia visual. Os resultados apresentados são preliminares e contingentes. Partilhá-los, neste momento, tem como objetivo possibilitar a discussão sobre a metodologia, a análise e interpretação das evidências recolhidas. Apresenta-se sucintamente o projeto de investigação e, em particular, os procedimentos de investigação com jovens. A análise e interpretação das evidências são enquadradas teoricamente, discutindo as noções de literacia visual e as suas práticas na escola, bem como o papel das tecnologias da visão na construção do olhar. As noções, práticas e estratégias evidenciadas pelos jovens são analisadas e categorizadas, numa relação estreita entre as imagens partilhadas e os discursos que lhe deram sentido no decorrer das sessões de trabalho, sendo os conjuntos de imagens enquadrados em seis categorias.

Palavras-chave : literacia visual; tecnologias da visão; investigação com jovens.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )