SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Para além do crepúsculo das artes visuais na escola: beyond the twilightCreative Connections: Construir um projeto internacional de arte-educação baseada na pesquisa-ação participativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

CASTILLO, Enrique Gervilla. Desafios da beleza física: Avaliação e crítica educacional. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.29-43. ISSN 1645-7250.

A estética global e a beleza do corpo humano em particular têm sido um valor tão antigo quanto a filosofia e, enquanto tal, desejado e desejável pela sua bondade. Porém, cada momento histórico determinou esse valor, significado e as características específicas do mesmo. Neste artigo, tentamos, através da exposição e do pensamento crítico, justificar o valor da estética corporal e da sua rejeição, quando esta é acompanhada da subestimação ou da anulação de outros valores que são essenciais à construção humana. Para isso, dividimos este trabalho em quatro partes, intimamente relacionadas com os objectivos estabelecidos. A primeira propõe se esclarecer o conceito de beleza, uma vez que a pluralidade semântica da linguagem educativa é a causa de numerosas dificuldades da comunicação. A segunda trata os desafios da beleza física, os seus aspetos positivos e negativos porque, a estética corporal, valiosa em si mesma, pode levar à desumanização, quando a sua força impede o desenvolvimento de outros valores. A terceira, lida com a cultura atual do corpo, que, pela sua supervalorização, se estende a todos os setores da sociedade. Finalmente, descrevemos os passos necessários para formar o valor estético do corpo, de acordo com a integridade da pessoa.

Palavras-chave : estética corporal; valores; pessoas; desafios críticos.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )