SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Desafios da beleza física: Avaliação e crítica educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

DE ECA, Teresa Torres. Para além do crepúsculo das artes visuais na escola: beyond the twilight. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.17-27. ISSN 1645-7250.

Neste artigo são tecidas algumas reflexões sobre as justificações da presença da educação artística e particularmente da educação das artes visuais no currículo escolar. A autora baseia as suas considerações em experiências de formadora de professores de educação visual e disciplinas de artes visuais e apela para um requestionamento constante das razões e dos espaços da educação artística. Descrevem-se alguns conceitos comuns dos professores sobre as dimensões das áreas artísticas, apontando teorias sobre o valor da educação artística, para levantar dúvidas que poderão ajudar a repensar os papéis da educação artística na sociedade. Referem-se algumas justificações que sem dúvida abonam em favor das artes na escola, mas salienta-se que no geral as rotinas das práticas de educação artística não fornecem capacidades para a compreensão cultural ou experiências de aprendizagem, baseadas numa ação moral ou compromisso social. As questões levantadas apontam para um reposicionamento das práticas de educação artística para ajudar a promover a educação para a paz, educação para a sustentabilidade, para a tolerância e para o respeito pelo outro.

Palavras-chave : educação artística; educação das artes visuais; educação visual; curriculum.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )