SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Pré-cálculo e a formação inicial de professores de Matemática: resultados preocupantes de um teste diagnósticoDados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

GARCIA, Bernat Sureda  e  RUBI, Francisca Comas. A transição dos modelos da pedagogia do lazer em Espanha no final do regime de Franco através de fontes fotográficas: as colónias de Verão de Can Tàpera nas Ilhas Baleares. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.159-176. ISSN 1645-7250.

Este artigo é parte de um processo de pesquisa que visa explorar as possibilidades das fotografias como uma fonte para a história da educação. A historiografia positivista do século XIX trouxe imensas ferramentas metodológicas para analisar e criticar as fontes escritas. Apesar disso, não temos suficientemente desenvolvidos os princípios e as técnicas que nos permitem usar fluentemente as fotografias como fontes históricas. Este artigo visa dois objetivos: avançar na exploração de recursos e métodos que nos permitam melhorar o tratamento de fotografias como fonte histórica e fazê-lo através do estudo concreto de uma coleção de fotografias de um acampamento de verão. A exploração das fotografias como fontes históricas é baseada nas contribuições das ciências sociais, tais como a etnografia, a sociologia e a semiótica. A conclusão é que as fotografias podem fornecer informações que dificilmente se podem obter a partir de outras fontes, mas, por sua vez, é necessário que esta informação seja comparada e contrastada com outras evidências. Neste caso, podemos notar a transição que ocorre no final do franquismo e nos primeiros anos de democracia, entre uma pedagogia de lazer assente em modelos altamente formalizados e outros mais flexívels baseados na espontaneidade, liberdade e atividades recreativas.

Palavras-chave : história da educação; lazer; fontes históricas.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )