SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Teoría crítica de Paulo Freire, la formación docente y la enseñanza de ciencias en los años iniciales de escolaridadLa transición en los modelos de la pedagogía del ocio a finales del franquismo a través de fuentes fotográficas: las colonias de verano de Can Tàpera en Baleares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

FERNANDES, Susana  y  CONCEICAO, Ana C.. Pré-cálculo e a formação inicial de professores de Matemática: resultados preocupantes de um teste diagnóstico. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.135-155. ISSN 1645-7250.

A adaptação ao processo de Bolonha, ao reduzir as licenciaturas para três anos de escolaridade, impulsionou a criação de mestrados que têm por objectivo formar professores profissionalizados. Encontramos na literatura inúmeros trabalhos que referem ser necessário, na formação de futuros professores, apostar no domínio dos conteúdos que vão ser lecionados nos níveis de ensino para os quais conferem a habilitação para a docência, sem esquecer a importante aquisição de todo o tipo de competências inerentes ao ensino. Neste artigo apresentamos dados relativos a licenciados em Matemática que frequentam um Mestrado em Ensino. Com o intuito de aferir os seus conhecimentos, na área de pré-cálculo, foi elaborado um teste diagnóstico, respondido presencialmente antes e depois desses conteúdos serem abordados em sala de aula, tendo sido identificadas diversas lacunas de conhecimento. Discutimos os diferentes tipos de erros cometidos, exemplificando as fragilidades científicas existentes. Concluímos a necessidade de criação de disciplinas pensadas especificamente para o conhecimento do conteúdo a lecionar; um fator determinante para um futuro de sucesso de qualquer professor de Matemática.

Palabras clave : formação inicial de professores; professores de Matemática; cursos pós-Bolonha; pré-cálculo; Wolfram|Alpha.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )