SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrõesTeoria crítica de Paulo Freire, formação docente e o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

ROSE, Richard. A relação entre o salário e a atracção pelo trabalho, lealdade ao trabalho e desempenho no trabalho dos professores de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática de alta qualidade. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.95-117. ISSN 1645-7250.

Melhorar a qualidade da educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática é vital para a competitividade global. A necessidade de escolas mais eficazes e a centralidade do papel do professor em quaisquer planos de melhoria substancial da escola são bem conhecidos. Educadores, facções políticas e decisores políticos estão envolvidos num intenso debate sobre se são os sistemas de remuneração por desempenho ou aumentos substanciais em toda a tabela salarial que são mais susceptíveis de motivar os professores para melhorar os resultados da aprendizagem dos alunos. Nenhum dos lados questiona que algum tipo de incentivo financeiro é necessário para obter resultados robustos. Uma vez que a economia tem tornado as autarquias locais menos capazes de fornecer qualquer destes tipos de incentivo financeiro, este estudo procurar examinar se os dispendiosos factores de motivação salariais são tão essenciais como parece sugerir este debate. Mostra-se que factores de motivação virtualmente livre de custos, tais como respeito profissional, ambiente de trabalho positivo, realização pessoal, segurança no trabalho e desafio positivo, podem ser mais eficazes para atrair, reter e inspirar professores de qualidade do que qualquer reestruturação ou melhoria de compensação financeira.

Palavras-chave : administração; educação; pessoal; tecnologia.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )