SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e MatemáticaInvestigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

CARVALHO, Paulo Simeão; CHRISTIAN, Wolfgang  e  BELLONI, Mario. Physlets e Open Source Physics para professores e estudantes portugueses. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.59-72. ISSN 1645-7250.

Hoje em dia, muitos professores utilizam, na sua prática letiva, software educativo para o ensino da Física. Muito desse software resulta em aplicações multimédia, de onde se destacam as simulações e os vídeos educativos. Apesar da qualidade dos materiais disponíveis na internet, um dos problemas com que os professores se deparam é, com frequência, a ausência de sugestões de exploração didática adequadas, que tornem o uso desses recursos em verdadeiras ferramentas de ensino interativo. Por Ensino Interativo, referimo-nos a “todo o ensino elaborado para promover a aprendizagem conceptual através do envolvimento interativo dos alunos, em atividades de raciocínio (sempre) e práticas (habitualmente), que conduzam a um feedback imediato através da discussão entre os alunos e/ou o professor” (Hake, 1998). Neste contexto, o uso da modelação matemática associada quer ao algoritmo por detrás das simulações, quer à análise dos dados recolhidos a partir daquela, constitui uma mais-valia na aprendizagem conceptual dos alunos que raramente é contemplada pelos programas nacionais e consequentemente, pelos professores. Neste trabalho são apresentados dois projetos (Physlets e Open Source Physics) de produção de materiais interativos, acessíveis através da Web e que atualmente podem ser utilizados pelos estudantes e professores portugueses.

Palavras-chave : simulações; biblioteca digital; Physlets; Open Source Physics; modelação de vídeo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )