SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

VALADARES, Jorge. O ensino da Física nas escolas secundárias portuguesas no século XX. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.25, pp.15-34. ISSN 1645-7250.

Neste trabalho mostra-se como o ensino da Física no século passado em Portugal teve duas fases, a primeira de estagnação, baseada num manual único, adoptado oficialmente para todas as escolas, cujas deficiências, algumas delas referidas neste estudo, eram transmitidas de manuais únicos para manuais únicos, década após década. O ensino expositivo e passivo de má qualidade conduzia a uma aprendizagem marcadamente literal, memorística e mecânica e os professores expunham esses erros e concepções erróneas aos alunos que as decoravam e repetiam. O fim do manual único e a democratização do ensino nos anos 70 deu origem a uma segunda fase do ensino da Física também analisada neste trabalho.

Palavras-chave : ensino; aprendizagem significativa; manuais de ensino.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )