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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

TRISTA PEREZ, Boris; GORT ALMEIDA, Amelia  e  INIGO BAJOS, Enrique. Equidade na educação superior cubana: logros e desafios. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.24, pp.125-139. ISSN 1645-7250.

Equidade na educação superior cubana: logros e desafios Resumo A inclusão social na educação e, particularmente, na educação superior constitui um campo de estudo relevante devido ao seu impacto significativo sobre e desenvolvimento económico e social. No caso da América Latina, é bem conhecido o caráter excludente que têm tido as suas universidades como herança de 300 anos de colonialismo, a escravatura de negros e indígenas e a tradicional discriminação de género. No que diz respeito a Cuba, o Governo resultante da Revolução de 1959 tem realizado notáveis esforços para promover a inclusão de grupos tradicionalmente vulneráveis por razões de género ou cor de pele, apesar das difíceis condições económicas derivadas da hostilidade do Governo dos Estados Unidos. Os resultados atingidos demonstram uma forte tendência para a equidade, no entanto, existem outros determinantes de vulnerabilidade como a acumulação de capital cultural, que devem reforçar-se nos próximos anos devido à implementação de um sistema de acesso meritório, e aos quais se deve prestar especial atenção, pois podem converter-se em fatores de exclusão a longo e médio prazo. Alguns destes determinantes, como a escolaridade dos pais, a qualidade do ensino precedente e o ambiente cultural comunitário são abordados neste trabalho.

Palavras-chave : equidade; inclusão; educação superior; Cuba; capital cultural.

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