SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Colonialidade e insurgência: contribuições para uma pedagogia latino-americana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

TORRES, Carlos Alberto. Paulo Freire, Educação Popular e a luta pela possibilidade de um mundo melhor. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2013, n.24, pp.15-32. ISSN 1645-7250.

A tese principal defendida neste trabalho é a de que a experiência original de Freire em Angicos antecipou um grande projeto de transformação social e do sistema educacional. Nesse sentido, reuniu dois conceitos-chave que constituem a base de seu sistema educacional: cultura popular como um projeto contra-hegemônico e de educação popular, mais particularmente, o que mais tarde foi chamado de escola cidadã ou educação pública popular como pedra fundamental de seu novo sistema educacional. Utilizo o termo Sistema de Paulo Freire para mostrar que as suas tentativas iniciais não foram só para desafiar a pedagogia dominante no sistema de ensino bancário tão difundida, nessa época, no Brasil e na América Latina. Ao desafiar a hegemonia da educação bancária, o seu discurso, fundamentos teóricos, epistemologia e metodologia, Freire e a sua equipe procuraram criar um novo sistema que pudesse substituir o antigo. Consideraram a educação bancária não só como obsoleta em termos de modernização dos sistemas, mas também opressiva em termos gnosiológicos, epistemológicos e políticos. Na conclusão deste artigo discuto as obsessões gêmeas de Freire, já presentes na experiência de Angicos e que permanecem com ele ao longo de toda a sua vida: a relação entre democracia, cidadania e educação, e a da educação como um ato ético pós-colonial de transformação social. Gostaria de enfatizar, portanto, que o sistema de Paulo Freire, tal como foi concebido na experiência de Angicos e as suas conseqüências era um sistema muito mais amplo e completo do que o que originariamente foi considerado, mesmo pelos seus críticos.

Palavras-chave : Paulo Freire; Angicos; transformação social; educação bancária; opressão; educação póscolonial.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )