SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22A educação e formação de adultos (1999-2010): a progressiva importância da educação e formação para a competitividadeA modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

PRESTES, Emília Maria da Trindade. A avaliação de políticas sociais: questões teóricas, metodológicas e políticas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.85-101. ISSN 1645-7250.

O texto discute os aspectos teórico-metodológicos e políticos que orientam a avaliação de políticas sociais, comenta, de forma específica, a avaliação da política brasileira de qualificação do trabalhador, adotada no país na década de 1990, questiona as possibilidades de se empregarem modelos de avaliação que possibilitem leituras capazes de expressar as singularidades e a diferenciação das realidades múltiplas e conclui que as inovações e as alternativas dos procedimentos avaliativos ainda não conseguem desbancar os modelos de avaliação tradicionais ancorados em testes estatísticos estandardizados e comparados.

Palavras-chave : avaliação de políticas públicas; modelos teórico-metodológicos de avaliação de políticas sociais; avaliação de política de qualificação profissional.

        · texto em Português     · Português ( pdf )