SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Más que abandono de estudios, trayectorias de reubicación universitaria: Aproximación comparada al caso español y portuguésInovações Tecnológicas e a Expansão do Ensino Superior no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

BRAS, José Viegas; JEZINE, Edineide; FONSECA, Sofia  e  GONCALVES, Maria Neves. A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso - o caso dos maiores de 23 anos. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.21, pp.163-178. ISSN 1645-7250.

Este artigo integra uma dupla preocupação. Por um lado, procedemos a um enquadramento histórico do processo constitutivo da universidade portuguesa. Por outro, quisemos contemplar uma dimensão empírica. Para darmos seguimento às preocupações enunciadas fizemos (i) uma análise documental onde explorámos diferentes tipos de fontes (manuscritas e impressas) e (ii) aplicámos um questionário a uma amostra de 36 alunos maiores de 23 anos que se encontram a frequentar o Curso de Educação Física e Desporto (69.4%) e de Ciências da Educação (30.6%) da Universidade Lusófona no ano de 2010/2011. Para este trabalho, partimos da tese de que as universidades portuguesas, na sua origem histórica, eram um espaço para a formação das elites, e que na sociedade globalizada do conhecimento de hoje enfrentam o desafio da democratização do acesso a novos públicos. A partir da reconstituição histórica desta instituição secular, procura-se também demonstrar a relação entre poder/ saber. A universidade, ao constituir-se um bem público, rompeu as barreiras do elitismo e veio proporcionar o "abrir do fecho de acesso", o que possibilita uma maior democratização do ingresso no ensino superior. Em síntese, o texto apresenta resultados da investigação do processo de democratização do ensino superior em Portugal.

Palavras-chave : universidade; acesso; elitismo; democratização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )