SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Ser professor hoje: O que pensam os professores das suas competênciasContribuições para entender a experiência estética índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

MONTAGNA, Gianni; CARVALHO, Cristina; CARVALHO, Hélder  e  CATARINO, André. O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.99-108. ISSN 1645-7250.

A possibilidade de manter os mais importantes elementos do design criados pelo designer será possível através de uma mistura de estratégia e conhecimento que o designer deverá ser capaz de gerir da maneira mais proveitosa. O comportamento individual e reservado, geralmente assumido e projetado aos outros intervenientes no processo de desenvolvimento de novos produtos, por parte do designer, já não são suficientes para enfrentar as necessidades cada vez mais competitivas da indústria e do mercado. As ideias e os conceitos que podem ser transmitidas ao designer por um grupo de trabalho permitem a aquisição de múltiplas visões acerca do mesmo objeto em termos de conceito, utilização, produção e mercado, que seriam impossíveis de serem fornecidas por um único indivíduo devido a uma observação subjetiva e à limitação de experiências. A metodologia da investigação multidisciplinar é, sem dúvida, o caminho mais importante a seguir e deverá ser introduzido no ensino de design das escolas desde o princípio e especialmente desde que o Acordo de Bolonha veio reduzir drasticamente as horas de contato entre alunos e docentes.

Palavras-chave : design conceptual; investigação multidisciplinar; design e tecnologias; ensino do design; metodologia de design.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )