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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

BALCA, Ângela  e  FONSECA, Maria Adelina. Os docentes e a biblioteca escolar: uma relação necessária. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.65-80. ISSN 1645-7250.

Numa sociedade caracterizada por um crescimento ilimitado de informação, possibilitada pelas modernas tecnologias, há que necessariamente repensar o papel das Bibliotecas Escolares. O presente estudo, descritivo com levantamento de dados, aborda a temática das relações entre a Biblioteca Escolar e os Docentes de uma Escola Secundária com 3.º Ciclo. Os objectivos do estudo eram averiguar as formas de apropriação da utilização, por parte dos docentes, da Biblioteca Escolar; apurar outras possibilidades de integração / articulação da Biblioteca Escolar no desenvolvimento do currículo e das suas práticas; e saber qual a posição dos professores sobre indicadores que o Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares propõe no âmbito da articulação curricular da Biblioteca Escolar com as estruturas pedagógicas e os docentes. Com o desenvolvimento do estudo verificou-se que os professores consideram que utilizam a biblioteca de uma forma mais participada, diversificada e frequente do que realmente acontece. Quanto à  aplicação do Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares, existe um quadro favorável à  sua aplicação na Escola em estudo.

Palavras-chave : docentes; biblioteca escolar; relação; desenvolvimento curricular; auto-avaliação.

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