SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Formação e supervisão: o que move os professores?Os docentes e a biblioteca escolar: uma relação necessária índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

DIAZ, Oscar Espinoza et al. Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile: um estudo de caso. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.47-64. ISSN 1645-7250.

O presente artigo tem como objetivo central identificar os fatores de caráter intraescolar que, quando comparados, têm maior incidência no abandono escolar no ciclo primário de crianças de ambos os sexos que vivem em Cerro Navia, uma zona da cidade de Santiago do Chile que se caracteriza por elevados índices de pobreza. A informação qualitativa que serve de base a este trabalho foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a duas amostras de 25 casos: uma de menores que abandonaram a escola e outra composta por crianças de ambos os sexos com perfil idêntico que permanecem na escola. Esta informação foi analisada segundo os princípios da análise do discurso e refere-se à perceção dos próprios menores, assim como das suas famílias em relação aos fatores intraescolares de abandono escolar e de permanência dos alunos em escolas públicas de Cerro Navia. Os resultados permitem observar diferenças importantes nos percursos educativos dos que abandonaram a escola e dos que permaneceram na escola, o que indicia o tipo de ações que poderiam adotar os próprios estabelecimentos de ensino de modo a prevenir a abandono escolar precoce dos seus estudantes.

Palavras-chave : abandono; estudantes vulneráveis; pobreza; permanência; fatores intraescolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )