SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Desafios da inclusão em Portugal: a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagensAnálise das condições organizadas em uma escola para promover a inclusão de alunos surdos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

MONTEIRO, Alcides A.. Autonomia e co-responsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.19, pp.67-83. ISSN 1645-7250.

Como pode a Educação de Adultos contribuir para a inclusão social de grupos mais desfavorecidos? Usando o exemplo de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigidos a mulheres desempregadas e residentes em meio rural, o presente texto visa analisar o modo como a Educação se pode transformar num passo importante para que estes adultos vejam reforçada a sua condição de cidadania e a capacidade para participarem na determinação do seu destino. No contexto de uma sociedade do risco, a formação para a autonomia, a (auto)reflexividade e a co-responsabilidade é a resposta encontrada para atingir o objectivo da inclusão social.

Palavras-chave : Sociedade do risco; educação de adultos; inclusão social; autonomia; co-responsabilidade; (auto)reflexividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )