SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Uma experiência internacional de formação de professores para a inclusãoAutonomia e co-responsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

JEZINE, Edineide  e  ARAUJO JUNIOR, Rusiel Paulino de. Desafios da inclusão em Portugal: a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagens. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.19, pp.37-66. ISSN 1645-7250.

O presente texto analisa os desafios da inclusão a partir da relação globalização e currículo na realidade educacional portuguesa em que se situa o prolongamento do tempo escolar -escola a tempo inteiro e o Programa de Enriquecimento Curricular que integram o 1º ciclo do ensino básico. Trata-se de uma investigação do tipo de estudo de caso desenvolvida a partir da aplicação de questionários, entrevista e análise de documentos em que se busca focar o desenvolvimento das aprendizagens a partir de atividades que envolvem processos de construção e ludicidade. A análise do processo de inclusão pretende ultrapassar os limites do debate que aponta as dificuldades e refletir sobre o processo de inclusão de uma criança com síndrome de Down em uma escola do ensino regular de Lisboa, que passa a frequentar o Centro de Actividade de Tempo Livre, em que se busca assinalar ações proactivas, capazes de avançar como o paradigma da inclusão.

Palavras-chave : Globalização; currículo; inclusão; aprendizagem; síndrome de Down.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )