SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Pensar a deficiência numa perspetiva inclusivaDesafios da inclusão em Portugal: a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagens índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

GONZALEZ-GIL, Francisca  e  MARTIN, Pilar Sarto. Uma experiência internacional de formação de professores para a inclusão. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.19, pp.25-36. ISSN 1645-7250.

Se pretendemos proporcionar a todos os alunos uma educação de qualidade, respeitando o princípio da igualdade de oportunidades, o sistema educativo tem de dar a devida atenção à diversidade. A educação inclusiva constitui-se como o melhor meio para o conseguir. Embora esteja a apostar-se na inclusão como modelo dos sistemas educativos, em várias frentes nacionais e internacionais, não podemos afirmar que esse modelo esteja a ser um êxito na maioria dos centros educativos. Esta realidade evidencia, entre outras, a necessidade de formar os professores para fazer face ao desafio de alargar o sucesso a todos os alunos. Apresentamos uma experiência desenvolvida em nove centros educativos de Espanha e da Costa Rica, baseada num projecto centrado na formação de professores para a inclusão, com a qual se conseguiu desencadear processos de transformação inclusivos. Abordam-se as principais linhas de actuação, as resistências e dificuldades manifestadas, bem como os resultados obtidos. As conclusões mostram que estes processos pressupõem uma mudança substancial para as escolas.

Palavras-chave : Inclusão educativa; formação de professores; projecto internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )