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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

NOGUEIRA, Carlos. Os textos da tradição oral portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.17, pp.91-101. ISSN 1645-7250.

O estudo e a divulgação, em contexto escolar, dos textos da tradição oral portuguesa (e não só) pode contribuir decisivamente para a construção de um ambiente social e cultural mais pluralista, estimulante e democrático: quer porque promove um conhecimento organizado e esclarecido da língua portuguesa (desde logo na sempre actual questão da norma e dos desvios), quer porque favorece a liberdade de ser e pensar, o aprofundamento da educação para a cidadania e o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Partimos destes pressupostos, reconhecidos por todos os agentes ligados à educação e notados em textos programáticos oficiais, mas propomos uma revisão. Através de uma nova abordagem científica, pedagógica e didáctica, é possível dar mais visibilidade a esses conteúdos já há muito presentes nos curricula dos ensinos básico e secundário, mas ainda não explorados devidamente nas suas virtualidades comunicacionais, literárias e culturais.

Palavras-chave : literatura oral e tradicional; língua portuguesa; educação; ética; estética; comunidade; cidadania.

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