SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17A (des)construção do saber educativo nos laços da teoria da educaçãoCurrículo, Aprendizagem e Avaliação: Uma abordagem face à agenda globalizada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

ALMEIDA, José Luis Vieira de  e  GRUBISICH, Teresa Maria. O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.17, pp.65-74. ISSN 1645-7250.

Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende-se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.

Palavras-chave : ensino; aprendizagem; dialética; mediação; sala de aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )