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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

VILANOVA, Rita; FENERICH, Claudia  e  RUSSO, Kelly. Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.17, pp.31-47. ISSN 1645-7250.

Neste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros.

Palavras-chave : Educação indígena; liberalismo; político; direitos de minorias; relações interculturais.

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