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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

FLEITH, Denise de Souza; ALMEIDA, Leandro S.; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de  e  MIRANDA, Lúcia. Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.16, pp.75-88. ISSN 1645-7250.

Este estudo compara o percurso da educação do sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso descreve-se a trajectória histórica, a legislação e a terminologia adoptada, os programas e serviços de atendimento ao sobredotado, a formação dos profissionais e a produção científica brasileira e portuguesa na área. As análises efectuadas indicam uma maior consistência da legislação e das medidas educativas no Brasil em atenção aos alunos sobredotados, havendo uma maior consistência histórica e um maior reconhecimento social desta área. O desenvolvimento da área no Brasil assenta em três pilares: estruturas governativas da educação, associações e instituições de ensino superior, sendo que em Portugal o contributo por parte das entidades governativas ao desenvolvimento da área é inexistente. Face à proximidade linguística e cultural, e ao significativo intercâmbio académico entre os dois países, apontam-se algumas iniciativas para os próximos anos em prol do desenvolvimento da educação do aluno sobredotado. Essa aposta passa pela realização de estudos e publicações conjuntas ou pelo intercâmbio de estudantes e profissionais interessados na área.

Palavras-chave : Sobredotação; necessidades educativas; desenvolvimento de talento; Brasil; Portugal.

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