SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Considerações sobre a educação para a arte e para a cultura, ou ´´como levar Clio à escola``Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

TAVARES, Cristina Zukowsky. Formação em avaliação como um caminho para a profissionalização docente. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.16, pp.59-74. ISSN 1645-7250.

Neste artigo problematizo a hegemonia da ´´avaliação como medida`` nas ações e concepções docentes. Utilizando a reflexão e prática em avaliação como estratégia de formação, por meio da pesquisa-ação construiu-se um elo de coerência com um conceito de educação mais libertária e política e um ensino pautado por uma diversificação de estratégias de trabalho e atendimento ao aluno. Como resultados pode-se notar que os docentes ampliaram construtos teórico-práticos e os questionamentos oportunizaram a reflexão coletiva em avaliação, fortalecendo atitudes mais críticas na análise das concepções que norteiam suas ações. Assim, concebe-se um profissional da educação em ´´sentido amplo``, que compreende as questões educacionais para além das paredes de sua sala de aula em um contexto cultural, social e educacional expandido, valorizando sua autonomia, com uma dimensão crítico-reflexiva que permita avaliar o seu percurso profissional e o desenvolvimento de seus alunos tendo em vista fins políticos, pedagógicos e emancipatórios.

Palavras-chave : Avaliação formativa; formação de educadores; formação em avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )