SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15"Eu gosto de ser professor e gosto de crianças” - A escolha profissional dos homens pela docência na escola primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

PASTORELLO, Adriana. O impacto do Português brasileiro veiculado na internet para a educação básica portuguesa. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.175-187. ISSN 1645-7250.

O artigo analisa uma situação de aula em uma classe de 4º ano de uma escola em Lisboa – Por­tugal, em que a professora apresenta aos alunos um texto informativo sobre o corpo humano, gerado por um internauta brasileiro, encontrado na enciclopédia livre Wikipédia. São analisadas as ações da professora de verter o texto para a or­tografia portuguesa e seus comentários a respeito. Para contextualizar o episódio, o artigo apresenta comentários sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa, a reação pública a respeito e o impacto da introdução da internet como fonte de pesquisa para alunos portugueses. Os resultados indicam a preocupação da professora portuguesa em expor seus alunos à ortografia do português do Brasil, via internet.

Palavras-chave : português do Brasil; português de Portugal; acordo ortográfico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )