SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades"Eu gosto de ser professor e gosto de crianças” - A escolha profissional dos homens pela docência na escola primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

HORIKAWA, Alice Yoko  e  JARDILIN, José Lima. A formação de professores e o livro didático: avaliação e controle dos saberes escolares. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.147-162. ISSN 1645-7250.

Este trabalho pretende enfocar o contexto histórico-cultural que justifica o destaque que o livro didático recebe hoje nas instituições escolares do Brasil. Com esse objetivo apresentamos, inicialmente, um breve panorama dos processos de formação de professores que marcaram e marcam a história educacional deste país, pois é nossa convicção de que a crescente produção de livro didático no Brasil associa-se com a formação de educadores no âmbito da formação inicial e continuada. Na segunda parte, apresentamos um panorama histórico, expondo uma experiência estatal de avaliação de livros didáticos produzidos no país, mobilizados pelo objetivo de demonstrar em que medida esse processo avaliativo contribui para o aprimoramento da qualidade de ensino oferecido às camadas populares.

Palavras-chave : Formação do professor; Texto escolar; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )