SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Linhas orientadoras para avaliação de encontros científicos. O exemplo de um exercício avaliativo.Currículo e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

LENCASTRE, Marina Prieto Afonso. Bondade, Altruísmo e Cooperação. Considerações evolutivas para a educação e a ética ambiental. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.113-124. ISSN 1645-7250.

A origem biológica da bondade humana e a sua relação com o altruísmo social e a cooperação são discutidas no contexto da biologia evolutiva. Os seus fundamentos naturais são apresentados a partir de precursores animais como a empatia social e a teoria da mente, nos primatas. Apresentam-se algumas das condições para a emergência da ética humana. Num mundo globalizado, discutem-se as condições etológicas e psicológicas para a experiência da bondade em contextos expandidos. Significadas pela linguagem, a bondade e a compaixão são vitais tanto para a definição de princípios éticos em ambiente, como para a educação para os valores ambientais.

Palavras-chave : Bondade; altruísmo; cooperação; evolução; ambiente; ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )