SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional: um enfoque epistemológicoBondade, Altruísmo e Cooperação. Considerações evolutivas para a educação e a ética ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

SIMOES, Ana Raquel  e  POMBO, Lúcia. Linhas orientadoras para avaliação de encontros científicos. O exemplo de um exercício avaliativo.. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.99-111. ISSN 1645-7250.

Este artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o colóquio e sobre o próprio processo de avaliação. O processo avaliativo do colóquio permitiu: (i) sublinhar a importância da avaliação nos encontros científicos, como sendo promotores de melhoria em futuros eventos e (ii) validar um instrumento avaliativo que poderá servir de exemplo e de orientação para utilização noutros eventos científicos. Salienta-se, de acordo com o estudo de referência, a mais-valia da utilização de duas fases avaliativas, que permitiram não só a validação dos dados em jeito de triangulação, como também a possibilidade de apresentar no próprio evento uma primeira análise impressionista acerca do mesmo, criando entusiasmo junto do público e servindo como factor de motivação, interesse e reflexão sobre o próprio processo avaliativo.

Palavras-chave : avaliação; linhas orientadoras; encontros cientícos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )