SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

FERNANDES, Rogério. Movimentações da classe docente em Portugal (finais da década de 60). Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.15-38. ISSN 1645-7250.

O presente trabalho insere-se no Projecto intitulado Percursos do associativismo e do sindicalismo docentes em Portugal - 1890-1990,cujo financiamento principiou em 1 de Janeiro de 2010, pela FCT e de que o signatário é investigador responsável. O seu objectivo é contribuir para o estudo do tema geral supracitado, nas suas formas históricas: a sua motivação imediata é a análise do conflito que, nos finais da década de 60, opôs os docentes do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário às autoridades educacionais devido à despromoção profissional de que foram vítimas relativamente aos demais sectores do professorado do Ensino Secundário. Em anexo, o estudo recolhe documentação inédita e matéria jornalística até agora esquecida.

Palavras-chave : Classe docente; ciclo preparatório; ensino técnico; associativismo; sindicalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )