SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14The information and communication technologies as resources in secondary education: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

DELGADO, Paulo. O acolhimento familiar numa perspectiva ecológico-social. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.14, pp.157-168. ISSN 1645-7250.

O modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.

Keywords : Acolhimento Familiar; protecção infantil; perspectiva ecológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )