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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

RICOY, María Carmen  e  COUTO, Maria João V. S.. As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.14, pp.145-156. ISSN 1645-7250.

Tentando corresponder aos desafios da escola do século XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condições de acessibilidade dos alunos às TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atenção à disciplina de Matemática. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido através de um inquérito, distribuído a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundária (no 10º e 11º ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusões destaca-se que: o acesso aos computadores e à Internet está bastante generalizado; os alunos não se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância à Matemática na sua formação e consideram a utilização da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos computadores não constitui condição para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador.

Palavras-chave : Tecnologias de informação e comunicação; ensino secundário; matemática.

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