SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14Descriptive analysis of affectivity in teachers on training in the Faculty of Education Sciences at the University of GranadaThe foster care in an ecological perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

RICOY, María Carmen  and  COUTO, Maria João V. S.. As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.14, pp.145-156. ISSN 1645-7250.

Tentando corresponder aos desafios da escola do século XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condições de acessibilidade dos alunos às TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atenção à disciplina de Matemática. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido através de um inquérito, distribuído a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundária (no 10º e 11º ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusões destaca-se que: o acesso aos computadores e à Internet está bastante generalizado; os alunos não se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância à Matemática na sua formação e consideram a utilização da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos computadores não constitui condição para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador.

Keywords : Tecnologias de informação e comunicação; ensino secundário; matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )