SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14Mass media and psychosocial intervention in communities: searching new possibilitiesDescriptive analysis of affectivity in teachers on training in the Faculty of Education Sciences at the University of Granada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Historiografia da educação na América Portuguesa: balanço e perspectivas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.14, pp.111-124. ISSN 1645-7250.

Privilegiado pela historiografia brasileira de uma forma geral, o período colonial não tem despertado muito interesse nos historiadores da educação há várias décadas, ao contrário do que ocorre com o Império e o período republicano. Predominam ainda estudos realizados anteriormente aos anos 80 do século XX, concentrados, na sua maior parte, em análises sobre a atuação educacional da Companhia de Jesus no Brasil e nas reformas promovidas pela administração do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII. Neste artigo pretendo apresentar um balanço da historiografia da educação na América portuguesa, discutindo as características da produção sobre o período, as abordagens predominantes e suas matrizes explicativas, as fontes disponíveis e as possíveis razões para o papel secundário que a educação no período colonial ocupa na historiografia, salvo o destaque para alguns estudos sobre a história dos livros e da leitura, mas que não tratam a educação como objeto central . Pretendo, também, discutir algumas possibilidades de investigação, a partir de pressupostos teórico-metodológicos que têm sido utilizados em outros campos da pesquisa histórica sobre o período.

Keywords : Portugal; Brasil; América Portuguesa; Investigação Histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )