SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14The situations of disability in the schooling process: What major issues in Europe?The seven sins of global governance: Paulo Freire and the reinvention of the possibilities of a democratic pedagogy and emancipatory education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

PRESTES, Emília  and  VERAS, Roberto. Educação, qualificação, trabalho e políticas públicas: campos em disputas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.14, pp.45-59. ISSN 1645-7250.

Este artigo trata das relações entre educação, qualificação profissional, trabalho e políticas públicas, entendidas como um assunto contemporâneo e polêmico. A sua primeira parte revisa o assunto através de um levantamento da literatura internacional, contemplada em diferentes abordagens e autores. A que segue, sistematiza o tema no cenário da realidade brasileira, nas pesquisas e publicações constantes nas áreas da educação e das ciências sociais. A última, comenta as políticas públicas de educação e qualificação implementadas no Brasil a partir dos anos 50/1950, detendo-se no momento atual. Entende-se o assunto, na contemporaneidade, como parte de um debate público tensionado pelas novas exigências internacionais e do mercado local e globalizado e pelas crises, mudanças e conquistas sociais e políticas nacionais visibilizadas a partir da década de 1980.

Keywords : Educação; qualificação; trabalho; políticas públicas; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )